Padrinho político do favorito para comandar a Câmara, Ciro Nogueira dispara críticas ao governo em áudio enviado até para ministros. Senador foi ministro de Jair Bolsonaro. Presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Jefferson Rudy/Agência Senado
Presidente do Progressistas, partido de Arthur Lira (PP-AL) e líder de uma bancada numerosa no Senado e na Câmara, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disparou um áudio nesta quinta-feira (9) a um grupo de amigos, que inclui ministros e aliados do governo, com severas críticas ao presidente Lula. Ouça abaixo na reportagem.
"Eu acho que o Lula está completamente fora da realidade. Acho que blindaram o Lula e que ele está cercado numa redoma de vidro, só pode", começa Ciro.
O comentário, a que o blog teve acesso, é uma resposta a vídeo publicado pelo jornal O Globo, que mostra Lula reclamando a menção na galeria que expõe retratos de ex-presidentes do Palácio do Planalto a "mentiras de Bolsonaro" e "golpe" sobre Dilma Rousseff.
'Lula está alienado, blindado e só olha para o passado', diz presidente do PP
As críticas ganham contexto ainda mais importante num momento em que Lula estuda uma reforma ministerial e busca ampliar sua base no Congresso. O presidente do PP é padrinho político e amigo pessoal do favorito para comandar a Câmara nos próximos dois anos, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Ciro cita a explosão do valor do dólar, a saída de ativos de estrangeiros e a alta de preços dos alimentos para arrematar: "Maior saída de dólares da história e ele preocupado com o quadro do Temer e do Bolsonaro? Não sei nem o que falar!".
LEIA MAIS:
Governo demite secretário de imprensa, na esteira das mudanças na Secretaria de Comunicação
Haddad diz que Lula realizará vetos em projeto que ameniza dívida dos estados
'Não pode um, dois, três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação', diz Lula ao ser questionado sobre Meta
Opositor do governo, mas político pragmático, Ciro foi aliado de Lula em seus dois primeiros governos. Depois, foi ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL). Coube a ele liderar o processo de transição para o Lula 3.
Ciro lembra a troca no comando da Secretaria de Comunicação do Planalto e diz que o gesto está longe de resolver o problema. "O problema do governo não é o marqueteiro (
). Esse presidente de agora é um presidente completamente alienado. Tudo hoje é dolarizado e ele preocupado com os quadros?", provoca.
'Presidente está refletindo', diz Rui Costa sobre mudanças de Lula em ministérios
No áudio, Ciro chega a pedir desculpa aos amigos que são aliados e apoiadores de Lula, mas afirma que o governo está "completamente voltado ao passado".
"Ele preocupado com a Dilma? O maior culpado da Dilma foi ele. Criou essa criatura incompetente e não teve coragem de tirar dela a reeleição. Não sou de oposição radical, que quer o mal do país, mas não sei nem o que falar diante desse disso", finaliza.